Pages

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

início de pré-balanço

Mas não, não é o fatídico balanço de fim de ano. Nem de desempacotar a mudança de volta eu terminei ainda [sim gente, voltei de Rio do Sul já...], vou ter cabeça pra fazer balanço de 2011? Tenha dó. Mas hoje comecei, mais do que só devolver tudo pro guardarroupa [aargh, não me acostumo a escrever isso!], faxinar o que definitivamente deve desaparecer pra abrir espaço [pra coisas novas, pra destrancar a vida e blá blá blá]. Enfim comecei provando todas as calças jeans que vi pela frente [as que passaram do joelho, ao menos]. Então, disso, resultaram 3 pilhas: a do descarte, a do uso e a do incentivo [boa, vai dizer! Mas se não entendeu, continua lendo]. 

A do descarte foi a mais fácil: tem coisa ali com uns 12 anos de existência, sem exagero: aquelas calças lindas e mó legais que eu usava e mais ninguém tinha igual, que eu vinha guardando há uns 3 ou 9 anos mesmo depois de não servirem mais e da banha passar do estágio reversível necessário, porque ‘o modelo é demais, preciso mandar fazer outra igual!’. Pois bem, hoje decidi que vou toscamente desenhá-las e guardar meia dúzia de folhas de papel em vez de quilos de tecido inutilizado. Pra bom costureiro, um desenho capenga basta [assim espero]. 

A do uso: tá, confesso que não provei tudo, porque convenhamos: a calça que usei ontem ainda serve, né? Então parti pr'aquelas mais ‘problemáticas’: As que fecham ok voltaram sem pestanejar, de duas eu abri as pences e também puderam voltar pra mesma pilha [mas só usarei com blusas que cobrirem as marcas, porque marca de pence é atestado de banha adquirida]. Uma ou duas serão dispensadas, e aquelas muito boas, muito legais, que falta uns dois dedinhos pra não me sufocar geraram a solucionática... 

Pilha do incentivo! Não é linda a ideia? Essa pilha vai, aliás, ficar na frente da prateleira, pra eu ver sempre que abrir o armário e não esquecer que, com míseros 5kg [pra começar, a meta final é 8, quiçá 10] a menos, elas voltam a ser tão confortáveis como bonitas e quem sabe até mais favoráveis, visto que não pretendo perder bunda, e sim pança. [Em tempo: ainda poderia ter surgido a intermediária, entre o uso e o incentivo. Mas concluí que seria pilha demais e decisão de menos, no fim das contas. Então aquelas que uma blusinha solta disfarça são de uso, e ponto].

E no fim, a melhor conclusão de todas [ao menos financeiramente]: descobri que, quantitativamente falando, não preciso comprar jeans. Tenho 9 na pilha de uso, mais 6 na do incentivo. Ok, admito que uma ou outra ainda permaneça por valor sentimental, mas deixa eu. Como eu disse no início, tenho ali umas peças únicas, cada uma com sua lembrança específica. Não é fácil se desligar de tanta coisa de uma vez só. Só sei que foi um passo enorme decidir – e efetivamente separar – as 10 peças que compõe a pilha do descarte. Porque amanhã é o dia das blusas e só deus sabe o que mais vou refletir a respeito.