Serei eu a única que acha essa coisa de maioridade penal uma baboseira, seja aos 18, 16 ou qualquer idade?
Antes de continuar e do povo chiar, esclareço: SIM, o principal problema é a causa e concordo integral e terminantemente. Porém tratar a causa [que na verdade não é uma só, mas uma conjunção de fatores] é uma ação de resultado a médio/longo prazo e, enquanto esperamos por esses resultados, acho que é HUMANAMENTE impossível continuar tolerando a coisa como está.
Só pra assegurar: até agora a regra [da perspectiva da leiga que vos fala e não fluente no legalês, portanto relevem qualquer tecnicalidade semântica], pode ser expressa como a de que HUMANOS devem ser punidos por seus atos que agridam outros seres ou a sociedade que integram, confere? Então, se um HUMANO de 12 anos é consciente e voluntariamente capaz de cometer o mesmo ato criminoso [qualquer que seja, mas em especial os considerados hediondos] de outro HUMANO de 36, é tão absurdo assim achar que o tratamento dispensado às providências a serem tomadas deveria ser, basicamente, o mesmo?
Digo basicamente pois claro, investigações devem ser realizadas, julgamentos e tudo o mais, como manda o protocolo [que também não é lá essas coisas, mas é o que tem e até que dá pro gasto às vezes]. E também não discuto aqui QUAIS as medidas, isso é papo pra outro momento, mas acredito que tratar as mesmas ações com pesos e medidas diferentes contribui pra alimentar a petulância e a certeza de impunidade daqueles que tem a maldade como motor.
Eu posso estar falando uma bobagem sem tamanho, mas precisava desabafar, acho... Em suma, podem me estraçalhar se eu estiver falando besteira, mas eu realmente gostaria de saber se tem mais gente aí que vê as coisas mais ou menos desse jeito.