Pages

terça-feira, 30 de julho de 2013

Oito dicas de escrita de Neil Gaiman

#1. Escreva.

#2 Escreva uma palavra depois da outra. Encontre a palavra certa, escreva-a. 

#3. Termine o que você está escrevendo. Faça o que for preciso para terminar, e termine. 

#4. Coloque o texto de lado. Leia fingindo que você nunca leu antes. Mostre-o a amigos cuja opinião você respeita e que gostem daquele tipo de coisa. 

#5. Lembre-se: quando as pessoas dizem que algo está errado ou não funciona para elas, estão quase sempre certas. Quando dizem exatamente o que você está fazendo de errado e como corrigir, estão quase sempre erradas. 

#6. Corrija. Lembre que, mais cedo ou mais tarde, antes que o texto fique perfeito, você precisa seguir em frente e começar a escrever a próxima coisa. Perfeição é como perseguir o horizonte. Continue escrevendo. 

#7. Ria de suas próprias piadas. 

#8. A principal regra da escrita é que, se escrever com segurança e confiança suficientes, você pode fazer o que quiser. (Essa pode ser uma regra para a vida, assim como para a escrita.) Então, escreva a sua história como ela precisa ser escrita. Escreva-a com honestidade e conte-a da melhor forma que você puder. Eu não sei com certeza se existem outras regras. Pelo menos, não as que importem… 



***

A #7 eu já sigo à risca faz anos; falta agora disciplina e parcimônia pras outras 6...


sexta-feira, 5 de julho de 2013

vontade x realidade

Vontade: esvaziar 90% do guardarroupa (argh) e sair com um vestidinho leve e rasteirinhas pra comprar o que ficou faltando depois da faxina.

Realidade: a fatura do cartão tá mais alta que o salário.
.
.
.
Se eu pelo menos ganhasse algum dinheiro sendo engraçadinha, mas nem isso.